quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A memória mais antiga

Tentei recordar-me do primeiro livro que li. Não consegui.

Fui procurar as minhas memórias mais antigas e de imediato me vem à mente "Os Cinco", "Os Sete" [Na verdade era o Clube dos Sete] e "As Gémeas". Todos de Enid Blyton.

Viveu entre 11 de Agosto de 1897 e 28 de Novembro de 1968, escreveu ao longo da vida mais de 700 obras, traduzidas em mais de 90 línguas.

O primeiro livro de "Os Cinco" - “Os Cinco na Ilha do Tesouro” foi escrito em 1942.

Fantástico como uma escritora chega aos dias de hoje com o mesmo sucesso com que em 1922 publicou o seu primeiro livro.

Ao procurar uma razão para este sucesso, encontrei num site o que me pareceu uma óptima justificação.

"Em primeiro, foi uma autora de nascença, sabia exactamente o que as crianças e jovens gostariam de ler, nas suas histórias o Mundo é novo e verde, os dias, grandes e com sol, os adultos não chateavam muito e as crianças poderiam fazer tudo o que desejassem: explorar túneis secretos, acampar em ilhas com árvores e toda a natureza à volta, descobrir mistérios, procurar tesouros e até “vagabundear” no meio ambiente com carroças puxadas a cavalos. É um mundo mágico onde os bons ganham e a comida é em abundância e sempre há um final feliz. "

Enid Blyton é também a autora de Noody.

Achei que era uma autora que merecia ser a primeira a ser referida neste blog.

2 comentários:

  1. Muito giro.
    Ainda hoje me lembro destes livros e das coisas que eles contavam. Acho que se voltasse a ler as gémeas voltava a gostar novamente. É seguramente uma das minhas melhores recordações de infância.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou mais do tempo de "Uma aventura" e sim também me lembro como devorava aqueles livros que assim como estes nos transportam para aventuras engraçadas que nos faziam sonhar e nos imaginar parte da história, como uma ou outra personagem. Bem lembrado Xana!!!!

    ResponderEliminar