domingo, 17 de maio de 2009

As escolhas do Tiago

Estas foram a escolhas que o Tiago fez na Feira do Livro.
Achei muito giro pois ele chegou junto do stand da Kalandraka e começou a apontar para os livros e a dizer que já os tinha.

Mas não os tinha, ele já os tinha lido na escola. Para ele é como se fossem dele.
Pegou primeiro neste.
Leu-me a história toda e no fim disse. Quero levar.
A história muito resumidamente: "O Jaime plantou uma bolota... mas demorou um pouco até ter uma bonita árvore." É muito giro e aceitei trazermos este.

Depois o Livro do Dia era "O Homem de Água"

A descrição tirada do site da Kalandraka: "Alguém tinha deixado a torneira aberta. O dono da casa nunca mais voltou, sabe-se lá por onde andaria. Talvez tivesse ido para as Ilhas Fiji; às tantas andava em busca de fortuna nas minas de ouro azul que dizem que há em África. Por fim, aconteceu que a água, ao acumular-se, transbordar, derramar-se por todo o lado, fez nascer um homem, um homem alto, azul, transparente e cristalino. Um homem de água."

Uma história fantástica, não resisti, perguntei ao Tiago se tinha gostado, porque o folheámos e lemos os dois ele disse que sim e eu lá disse ao senhor que era mais este.

A seguir o Tiago diz. Este é muito giro e aponta para "O Zoo do Joaquim"


Mais uma vez a descrição tirada da Kalandraka. "Joaquim quando acordou, com o som do despertador, teve uma ideia genial: “Hoje vou ser inventor.” “Com algum ferro-velho e presentes da minha tia vou construir dez animais pra me fazerem companhia.”O texto deste conto rimado poderia ser a história de qualquer criança ávida de curiosidade, transformada em inventor dos seus própios artefactos, feitos com os objectos mais inverosímeis: um galo-despertador, um rato-telefone ou um pássaro-espanador são alguns dos seres a que dá vida. "

O livro é escrito em verso e rima e o Tiago adora rimas, lemos o livro todo e percebi que ele também o sabia de cor.

E asim foi 3 livros, todos fantásticos, todos da Kalandraka. Foi um final de Feira do Livro em grande.

2 comentários:

  1. Excelentes escolhas do meu querido Tiago. É nestas alturas que penso que lhes deixei mesmo o bichinho do livro... Que bom, que satisfeita saio daqui!!!

    Boas escolhas Tiago!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. O Bichinho do livro está mesmo dentro do Tiago.
    No outro dia perguntei-lhe se ele gostava de ler e de livros. Ele respondeu-me: Não gosto de livros, eu adoro livros.
    Fiquei mesmo contente. O hábito da leitura é um dos melhores que podemos ensinar aos mais pequenos.

    ResponderEliminar