quarta-feira, 6 de maio de 2009

A livraria mais bonita do mundo

O edifício da que já se chamou Livraria Chardron agora com o nome de Livraria Lello & Irmão está situada na Rua das Carmelitas nº 144 no Porto.

É uma livraria com uma longa história que remonta a 1869 altura em que foi fundada na Rua dos Clérigos com o nome de Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Após a morte deste e após várias negociações a livraria é reaberta com o nome "Livraria Lello & Irmão".

O interior leva-nos numa viagem no tempo.
Foi inaugurada a 13 de Janeiro de 1906, tenho o projecto sido obra de Xavier Esteves, um conceituado engenheiro da altura.
Esta esplendida livraria, neogótica e modernista é famosa no mundo inteiro e é um dos ícones de uma cidade com uma grande tradição literária e intelectual.

É classificada por muitos como a mais bela do mundo.
Foram feitas, nesta livraria filmagens para o filme Harry Potter. Realmente as imagens transportam-nos para épocas passadas.
No chão de madeira existem calhas que permitem a circulação de um pequeno carrinho de madeira que percorre toda a livraria.
Recebi por mail estas imagens e com o texto em espanhol, tentei traduzir e acrescentei alguns comentários. Apeteceu-me partilhar pois estou desejosa da minha próxima viagem ao Porto para poder lá dar uma espreitadela.

2 comentários:

  1. Quero mesmo conhecê-la... Deve ser fantástica... Até podíamos ir juntas, o que achas? ;-)

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma excelente ideia. Podemos ir quando quiseres ;-)

    ResponderEliminar